quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Paulo e a devassidão romana



               Devassidão, libertinagem ou pervesão de costumes. Quais? tanto morais como religiosos. Esse era o dilema vivido pelo povo romano no primeiro século de nossa era. Quando a instavél republica havia sucumbido ao despotismo imperial que vitimou toda uma sociedade.
Embora roma possuise o melhor estatusquo, de civilização tecnologicamente desenvolvida, com a filosofia helênica na proa desse barco, a pervessão de custumes morais que levam a degradação da natureza humana e até mesmo sua saude fisica, mostravam o lado degradado da sociedade romana.
Comprender o sistema social em que Paulo confrontou a quase dois milênios, é tabem destrinchar uma rede historia e filosofica que recobre civilizações outrem como a grécia, e nos leva tambem a compreender todas as faces do cotidiano romano e de povos paralelos a essa cultura. A dominação Romana exerceu em israel um domínio que vai do  ano 70 a.c, passa pela destruição do Templo de Herodes em 70 d.c e se finaliza definitivamente com o decreto do imperador Cláudio em 135 d.c. Nesse intervalo de aproximadamente duzentos e setenta e cinco anos Israel viu e absorveu influencias Ociedentais que nao acabam apenas com a cultura comana mais tambem quando dominado pelo império Selêucida no ano de YY quando a expansão alexandrina trouxe a Israel um panorama ocidental em economia e filosofia.
Nesse artigo iremos abordar os estudos chave para descrever o choque da cultura judáica e o evangelho (representado por Paulo) e o império romano, que no contexto esta mergulhado na degradação moral, que, embora sufocada por algumas reformas (Como a reforma moral do imperador YY no séc. YY) morais, só pode submergir a Luz do evangélho através do pleno conhecimento da Pessoa de Jesus Cristo.
Os estudos abaixo são uma explicação para o contexto histórico da época em que foi escrita a epístola de Paulo aos Romanos, porem não são de fundamental leitura. Se é desejo do leitor estar bem informado pode se tornar uma ferramente de compreensão para os temas a serem elaborados no tópico principal.

Cultura e sociedade greco-romana: as ferramentas de Paulo e a superioridade do evangelho a filosofia clássica ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário