segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Como andar com Deus: Enoque

por Márcio Renê

Introdução

        Vamos começar nosso estudo falando sobre o ilustre profeta Enoque, que biblicamente falando nos deu um excelente exemplo de como servir a Deus em tempos onde era desconhecida a lei e a graça pela humanidade.

1. Etimologia

        O nome de Enoque tem sua origem no hebraico, e revela o significado do caráter do profeta em sua vida. Assim como outros nomes, tais esses eram dados de acordo com um caráter ou aspecto da vida do indivíduo, como exemplos temos:
  • Moisés (quer dizer "tirado das águas" do hebraico מֹשֶׁה) Ex 2:10. Refere-se ao fato de moisés ter sido tirado das águas, quando ainda criança.
  • Jacó (quer dizer "aquele que segura o calcanhar" do hebraico עקב) Gn 25:26
        Logo assumindo o mesmo raciocínio etimológico vemos um significado intriseco no nome de Enoque, que é "iniciado, dedicado e disciplinado" nos faz assumir a posição de que em tempos tão dispersos na historia da humanidade, Enoque carregou um papel de obediência e amor a Deus, envolto num caráter de retidão e misericórdia, por isso, foi "tomado" pelo Senhor para estar com Ele. (Gn 5:24.)

2. Enoque não tinha imposição, lei ou regra

        "E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou" 

Gênesis 5:24

        A análise semântica do texto, para compreender o seu significado requer uma compreensão do contexto histórico da época para que possamos enxergar a  "situação" vivida por Enoque. Assinalemos:

a. Enoque provavelmente viveu em um período da antiguidade no oriente médio, em torno da mesopotâmia cerca de 2 mil a 3 mil anos antes de Cristo, convivendo em uma sociedade pré-mosaica, anterior ainda a primeira aliança entre Deus e Noé. Por consequência disso enoque viveu em um tempo onde o simples fato de se conhecer ou de se considerar a existência de um Deus único era um desafio a sociedade de sua geração.

        O versículo de desenrola a partir de dois princípios que se relacionam e se desenvolvem entre si: o andar com Deus, e o ser "levado" por Deus. Ambas posições são de consequência direta, ou seja, se Enoque anda com Deus, será honrado e portado Ele o levará para jundo de si.

        O que se sucedeu a Enoque durante sua vida, para que recebesse tal benção de ser, retirado do mundo por ele vivenciado para estar com Deus?

        Talvez a ultima pergunta que levantamos seja a de maior aplicação as nossas, vidas, até porque a própria vida de Enoque já esta apontada para o ministério terreno de Jesus onde o mesmo, andou com Deus cumpriu seus mandamentos, cumprindo assim todo o seu ministério e ao final sendo "tomado" por Deus desse mundo através da ressurreição dos mortos (Jo 10:17-18)  
        O apoio que acreditamos é que Enoque somente de "ouvir" a palavra (ou revelação de uma forma geral) de Deus passou a crer em seus caminhos e seguir a moral divina. (Rm 10:17)
        Assim com base nessa "moral divina" podemos traçar um paralelo com a Lei escrita de Deus que é posterior a Enoque e dizer que o profeta tinha a consciência "interior" do certo e do errado perante uma sociedade corrupta, adotando os caminho do senhor com plena sabedoria de que era ele o caminho do Senhor. Tal conduta é observada por Paulo na pregação do evangelho aos povos gentis: 

        Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; 


Romanos 2:14-15

        Logo podemos crer que Enoque como ser, criado a imagem e semelhança de Deus carregava os traços, em seus aspectos naturais de adoração a Deus. Em outras palavras a consciência humana se mostra "programada" para lei, a qual Paulo se refere como sendo a lei mosaica em sua síntese básica.
        Afirmemos então que a consciência e os pensamentos de Enoque o guiaram durante sua vida em terra, e essa consciencia o levou a caminhar com Deus.

3. Semântica



    "E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou" 

Gênesis 5:24

        No versículo acima dois verbos nos chamam atenção: "andou" e "tomou" ambos estão no pretérito perfeito do indicativo da terceira pessoa do singular, e revela duas ações:

a. Enoque durante sua vida andou com Deus, assumindo um caráter fiel ao criador.
b. Enoque em algum momento de sua vida (determinado por Deus) ele é levado para o Pai, uma vez que o a conjugação tomou deriva do verbo tomar, que quer dizer; tirado de um local ao qual pertencia.

Enoque estava no mundo, mais passou a pertencer a Deus, devido a sua boa conduta humana, e logo passou a ser tirado do mundo após um período de jornada terrena pelo Senhor.


Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.Não são do mundo, como eu do mundo não sou.

 
João 17:14-16

A palavra "andou" quer dizer: se locomover, e logo "andar com" sugere "acompanhar alguém"
       Quando éramos jovens nossas mães diziam: " Veja bem com quem você anda!". Ela rinha medo de que andássemos em más companhias. Porém, "Eu acompanhar alguém" é uma coisa, "Alguém me acompanhar" é outra.Quando uma pessoa começa a andar com alguém que têm maus costumes, a tendencia é a pessoa também ficar na mesma forma, com as mesmas gírias, cacoetes, gestos, etc.
       A moda nos tempos atuais é de que Deus tem que nos acompanhar unicamente, esquecem para o fato de que nós também devemos acompanhar Ele, seguir os seus passos (1Pe 1:16), aprendemos com a palavra de Deus que "E andou Enoque com deus...", nós a igreja de Cristo devemos seguir o mesmo exemplo: andar com Deus, acompanhá-lo em sua santidade, e sermos santos como Ele. Existe uma frase popular que diz: "Diga com que andas que eu direi quem tu és", aquele que faz a vontade de Deus acaba recebendo o fruto do Espírito;

" Mas o fruto do espírito é: caridade, alegria, paz, logaminidade, benignidade, bondade, fé mansidão e temperança (Contra essas coisas não há lei)"

Gl 5:22-23



4. Atitudes de Enoque

Nos exemplos a seguir podemos aprender com Enoque, vejamos:

a. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.(Lc 17:10) Devemos ser espontâneos.

b. "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia"(1Co 10:12) Aprendemos que devemos cuidar dos nossos passos assim como fazia Enoque.

c. "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus"(Rm 14:12) Nós somos responsáveis por nós mesmos.

d. "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice" (1Co 11:28) Será que Enoque fazia uma alto análise? Nos também devemos fazer

e. "Tu tens fé? Ten-na em ti mesmo diante de Deus. Bem aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova"(Rm 14:22) Temos que fazer com fé.

5. Alcançou testemunho

"Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus"

Hb 11:5

        O interessante é que algumas pessoas que se julgam melhores espiritualmente e materialmente do que outras nos dias atuais, tentam alcançar testemunho para com os homens, e o versículo mostra que Enoque Alcançou testemunho para com Deus. Vamos perguntar para Deus se realmente estamos agradando a Ele, e o agradando com certeza iremos resplandecer a luz diante dos homens com bom testemunho, que é a prova de um bom caráter.


5. Andar com Deus é desfrutar de suas revelações.

" E destes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos. Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as duas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as suas duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele"

Jd 14-15

        A intimidade que Enoque tinha com Deus era tão grande, que naquela época o Senhor já havia revelado o apocalipse á ele ( Ap 1:7, Mt 25:31, 2Ts 1:7 e Dn 7:10). De tudo que aprendemos a melhor coisa é andar com Deus e ir onde ele for.

Jesus nos mostra o caminho em qual devemos andar para segui-lo: 

" E disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por min"

Jo 14:16

        Nós também um dia iremos ser trasladados assim como Enoque, por isso devemos sempre acompanhar Deus. Vamos segui-lo e deixar que ele nos guie. Amém !


Nenhum comentário:

Postar um comentário